Teste de Q.I.

(Concurso via Internet promovido por Carlos Paula Simões)

International High IQ Society, Mysterium, Sigma Society, Cerebrals.com, CIVIQ Society, Glia Society, Ultranet, Pars Society

www.cpsimoes.net

Regras
Teste
Classificações
Top 20
Norma

Importante!

a) Este teste é gratuito, a participação no concurso é livre de qualquer encargo.

b) Na mensagem de e-mail a enviar a deve ser respeitada a seguinte disposição dos dados pessoais e das respostas às questões:

Primeiro Nome
Apelido (ou, em lugar destes, o pseudónimo)
Localidade
Idade
Sexo
Profissão
Habilitação Académica
Resultados noutros testes
Filiações
Tempo total de execução do teste

 

Colocar apenas no assunto da mensagem: "Concurso QI".

c) Preferencialmente, a mensagem deve ser enviada em modo de texto simples. Mensagens contendo anexos não serão consideradas, portanto não envie as suas respostas como um documento de texto anexo; O remetente de qualquer mensagem contendo vírus ou afins será adicionado "ad eternum" à lista de remetentes bloqueados pelo meu servidor de correio;

d) Embora possa levar o tempo que entender para resolver este teste, a norma especifica um tempo máximo de resolução de 60 minutos. Ao enviar os resultados, por favor diga quanto tempo demorou a resolver este teste e se acha que 60 minutos são insuficientes ou, pelo contrário, em demasia.

e) A classificação ser-lhe-á enviada para o endereço de e-mail que utilizar para enviar a resolução, no prazo máximo de uma semana. Para saber as frequências das actualizações das listas, consulte a página de "Regras".

f) Correcções, adições e actualizações (comentários para )

  • 28/02/2001 - Colocado online.
  • 01/03/2001 - Corrigido erro na questão 21 (inclusão de uma letra numa das palavras). Respostas já enviadas que indiquem a palavra agora corrigida como a "palavra a retirar" serão consideradas como correctas; Algumas alterações no enunciado da questão 29, que permitem um melhor entendimento das relações entre as entidades.
  • 28/03/2001 - Alterada a questão 16, por substituição de uma das letras, afim de evitar ambiguidades. Respostas envidas que tenham em conta a letra agora substituída serão consideradas.
  • Por força da polémica surgida tendo como origem esta questão, o enunciado foi inteiramnte re-escrito (clique aqui para mais detalhes).

O teste inicia-se aqui, aguarde até que a página esteja completamente carregada e anote a hora exacta a que iniciou a resolução. Pode utilizar uma máquina de calcular para as operações básicas. De qualquer forma, tudo o que precisa para resolver este teste está neste instante à sua frente e também dentro do seu crânio...

Não precisa de "saber" mais do que as operações básicas (multiplicação, divisão, adição e subtracção) e os conhecimentos adquiridos numa "velhinha" 4ª classe são quase suficientes para resolver este teste. Mas atenção, é um teste para lusófonos, conhecimentos de língua portuguesa são fundamentais!

Tente não ultrapassar os 60 minutos. Boa sorte!


Nas próximas cinco questões, pretende-se que indique o número que se segue aos números apresentados; Por exemplo, na sequência "1, 2, 4, 8, 16, ?" a resposta seria 32, visto que cada número da sequência é o dobro do anterior (2=2x1, 4=2x2, 8=2x4, logo 2x16=32). Justifique o seu raciocínio.

1) 1, 3, 7, 11, 15, ?
2) 1, 2, 3, 5, 9, 16, 27, ?
3) 4, 5, 2, 2, 3, 2, 2, 3, 3, ?
4) 8, 7, 8, 6, 6, 5, 6, 6, ?
5) 0, 26, 48, 65, 84, 99, ?

Nas próximas 5 questões pretende-se que complete a analogia, que é apresentada de forma similar ao seguinte exemplo: " HOMEM : MULHER :: GATO : ?" (lê-se "HOMEM está para MULHER assim como GATO está para ?" ). Neste caso a resposta esperada será "GATA". Justifique o seu raciocínio.
6) 0.73 : Cadeia :: 0.807 : ?
7) N : oito :: Z : ?
8) H.I.V. : S.O.S. :: Direito : ?
9) hexágono : 5 :: pentágono : ?
10) B,DO : 0,00 :: HK,X : ?

Nas próximas cinco questões é-lhe pedido que indique qual a letra que se segue nas sequências de letras apresentadas, por exemplo, na sequência "J, F, M, A, M, ?" a letra seguinte poderia ser J, visto que a sequência é composta pelas primeiras letras dos nomes portugueses dos meses, i.e. Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio. Justifique o seu raciocínio.
11) A, E, F, H, I, L, M, N, O, ?
12) A, H, K, M, R, ?
13) A, H, I, M, O, U, ?
14) A, F, H, K, N, ?
15) A, B, D, O, P, ?

Nas próximas cinco questões pretende-se que indique qual o elemento, de entre os grupos de números, letras ou imagens, que não deve estar incluído nesse grupo. Por exemplo, no grupo "2, 4, 6, 7, 8,", o elemento a retirar seria o "7", visto que os restantes números do grupo são números pares. Justifique o seu raciocínio.
16) C, D, I, L, M, O, V, X
17) iodo, ferro, urânio, enxofre, ouro, alumínio
18) A, E, F, H, K, N, T, X, Y
19) 1, 9, 64, 256, 348, 1296, 2187, 3125, 4096

20)

X
X
X
O
X
X
X
O
O
X
X
X
O
O
X
X
X
X
O
X
O
X
X
O
X
O
X
O
O
X
O
X
X
O
X
O
O
X
O
X
O
O
O
O
O
O
O
O
X
O
O
O
O
O
O
O
O
O
O
O
X
O
O
X
O
X
O
X
O
O
X
O
X
X
O
X
O
X
X
O
X
O
O
X
X
X
O
O
X
X
X
O
X
X
X
X
O
X
X
X
18
16
24
22

A cada matriz corresponde um número. Considere que a sequência das matrizes obedece a um padrão; um dos números não corresponde à matriz imediatamente acima. Qual é esse número (18, 16, 24, 22) ?


Nas próximas cinco questões pretende-se que descubra qual a palavra que, depois de descodificada, não se enquadra no grupo. Por exemplo, no grupo "mu, soid, rest, traquo, cocin, sole" é fácil de vêr que o grupo será descodificado como um, dois, tres, quatro, cinco, ... logo "sole" não se enquadra (elos, selo, etc). Nota: deve indicar a palavra descodificada, caso contrário a resposta será classificada a 50%.
21) ridoclin, noteipor, mongno, malbau
22) dorcasperso, actdole, micalaos, squidtee
23) retrises, varinten, flastorair, celdacra
24) melpathau, reamtitquo, rotnormoce, liscaperd
25) picretes, religuaso, nhurcoca, croiosmo

As próximas cinco questões são problemas de lógica, que não exigem qualquer aptidão matemática (ou qualquer outra) em especial. Pede-se apenas que pense depressa (lembre-se dos sessenta minutos) e bem...

26)

O
O
(1)
O
X
(2)
X
X
(3)

A matriz acima representa um jogo-do-galo em progresso. Como sabe, o jogo-do-galo é jogado por dois jogadores utilizando um quadrado dividido em nove quadrados mais pequenos. Um dos jogadores usa um círculo "O"como marca da sua jogada, o outro usa como marca um "X". O jogo desenrola-se com cada jogador colocando alternadamente a sua marca num dos nove quadrados e termina com a vitória daquele que conseguir colocar em linha (seja na vertical, horizontal ou diagonal) três das suas marcas. Se os nove quadrados forem preenchidos sem que se obtenha 3-em-linha, o jogo diz-se empatado.

Para esta questão considere-se ainda que um jogador colocará sempre a sua marca numa linha que contenha (a) duas das suas marcas ou (b) duas marcas do adversário MAS dando sempre prioridade à opção (a). Conforme dito, o jogo está em progresso e seis jogadas foram já feitas.

A questão consiste em determinar qual será a marca "O" ou "X" a ser colocada agora na sétima jogada e onde (1, 2 ou 3), jogada esta que terminará o jogo.


27)

Poderá não parecer, mas, de facto, os dois cubos apresentados na imagem acima são iguais - exactamente iguais. Em cada uma das faces destes cubos está desenhada uma das seguintes figuras: um círculo azul, um círculo vermelho, um quadrado azul ou um círculo verde. As faces escondidas que são indicadas pelas setas têm a mesma figura desenhada. Qual a figura desenhada nas faces ocultas indicadas pelas setas ? (1) círculo vermelho, (2) círculo azul, (3) círculo verde ou (4) quadrado azul ?


28) Na tabela seguinte está escondido o código numérico do cofre onde está guardada a folha com as soluções deste teste. Este código, que vamos representar pelas letras ABCDEFGHIJ é composto por todos os números de 0 a 9, incluindo estes.

Vamos portanto assumir que, na tabela, as letras A, B, etc, representam os números do código e que os números da área azul são o resultado da multiplicação da "letra" da coluna pela "letra" da linha, por exemplo, C x H = 2? (isto significa que o primeiro dígito do produto é um "2" e o segundo dígito "?" cabe-lhe a si descobri-lo)

A B C D E
F ? QI QI QI QI
G ?5 1? QI QI QI
H QI QI 2? ?2 QI
I QI 1? QI ?8 QI
J QI QI ? QI 0

Diga qual o código numérico representado pelas letras ABCDEFGHIJ.


29) Se pensava que passava por um teste destes sem a inevitável questão dos "zorgs" e "blorps", desengane-se, aí vem ela:

Durante anos, através de expedições periódicas a um planeta localizado a algumas dezenas de anos-luz e habitado por uma espécie alienígena primitiva, porém inteligente, os exploradores-cientistas têm estudado esta raça bastante curiosa nas suas relações. Os alienígenas foram distribuídos pelos cientistas em grupos, de acordo com alguns comportamentos que apresentam e os grupos receberam os seguintes nomes: blorg, zorg, plorg, torg e maquinilorg. Os que se evidenciam por serem excelentes corredores são designados como zorg, os exímios voadores como plorg e os que apresentam atividade exclusivamente noturna como maquinilorg. Recentemente foi apresentado um relatório sobre os referidos grupos e eis algumas das conclusões: Alguns dos corredores são também saltadores (mas não existe um único destes corredores capaz de nadar) e alguns dos saltadores são torgs, onde se encontram ainda alguns voadores; os voadores incluem ainda alguns noctívagos mas nenhum deles é nadador ou saltador. Também ficou esclarecido que nenhum dos voadores é saltador e que apenas três dos grupos estudados, no conjunto total dos seus membros, podem apresentar mais do que duas das características referidas. Sendo assim, responda "Sim" ou "Não" a cada uma das seguintes questões:

  1. Um zorg poderá ser blorg e torg ? (Sim/Não)
  2. Um blorg poderá ser torg ou plorg ? (Sim/Não)
  3. E poderá ser torg ou zorg ? (Sim/Não)
  4. Um torg poderá ser blorg ou maquinilorg ? (Sim/Não)
  5. Um maquinilorg poderá ser também plorg ? (Sim/Não)
  6. Se um plorg for torg, poderá ser zorg ? (Sim/Não)
  7. Um blorg poderá ser apenas blorg ? (Sim/Não)
  8. Um torg poderá ser plorg ou blorg ? (Sim/Não)

30) Para terminar, diga apenas quantas letras existem na única resposta correcta a esta pergunta ?


Nota Importante: Este é um teste totalmente experimental, com uma norma necessariamente provisória. Sendo assim, o valor de Q.I. acima indicado estará muito provavelmente desfasado do valor real de Q.I. por um valor ainda a determinar e significa também que o valor de Q.I. agora apresentado pode ser alterado no futuro, em função da actualização da norma e da eventual correlação "respostas correctas-Q.I.". (Se quiser saber onde se situam estes resultados na Distribuição Normal do Quociente de Inteligência, clique aqui)


Não esquecer que o resultado de qualquer teste de Q.I. on-line poderá não corresponder ao valor obtido num teste supervisionado e administrado por um profissional ou organismo credenciado e que só um teste realizado nestas condições pode ser considerado como indicativo do seu Quociente de Inteligência (de acordo com a definição deste).

O autor deste site não pretende assim que este teste seja tomado como equivalente a um teste de inteligência padrão administrado por profissionais qualificados, nem pretende considerar-se qualificado para a administração de tais testes. Deve portanto ser tomado pelo que é: Um exercício de raciocínio, que apresenta uma disposição semelhante à de alguns testes de inteligência e para o qual foi encontrada uma boa correlação com resultados obtidos em testes padrão de Q.I.


Todo o material deste teste © 2001 por Carlos Paula Simões e todos os direitos reservados.

| topo | | homepage |

WWW.CPSIMOES.NET